Páginas

Bem Vindos!

Olá a todos!

Sejam bem vindos ao blogue de Área de Projecto da turma 7ºC do Agrupamento de Escolas de Darque - EB 2,3 Carteado Mena.
Este blogue é o resultado de um ano de trabalho dos alunos da turma 7ºC que, distribuídos por grupos e ao longo do ano lectivo 2010/2011, pesquisaram e elaboraram trabalhos relacionados com o tema aglutinador ESCOLA PROMOTORA DE SAÚDE.

O objectivo é contribuir para uma melhor informação da comunidade escolar, sobre questões que a afectam e que estão presentes no dia a dia da vida dos alunos e das suas famílias: Segurança, Alimentação, Hábitos Saudáveis, Acidentes e Primeiros Socorros.

Semanalmente, aqui encontrarão informação nova, apresentada de uma forma simples e atractiva.

Bom proveito! Encontrámos-nos por aqui.

O Professor Responsável:
Pedro Vale
620.pedrovale@escolasdarque.com

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Atuação e intervenção dos meios de socorro

Olá!
Somos o grupo 5, da turma 7ºC, e no âmbito do tema alutinador Escola Promotora de Saúde – que estamos a tratar em Área de Projecto – vamos falar-te um pouco sobre a Actuação e Intervenção dos Meios de Socorro e vamos tentar que fiques a saber mais sobre este tema.


Ao longo das próximas 3 semanas de publicações vamos tentar dar-te a melhor informação possível, através de textos, imagens e vídeos. Para tal dividimos em 3 mensagens (“posts”) a informação a apresentar, da seguinte forma:
·     Semana 1 - Como atuam os meios de socorro
·     Semana 2 - Cuidados a ter quando efectuamos a chamada para o INEM.
·     Semana 3 - Cadeia de sobrevivência

Esperamos que o nosso trabalho te seja útil e que te consigamos despertar o interesse para este tema que, mais do que tudo o resto, pode ajudar a SALVAR VIDAS! 


1. Como atuam os meios de socorro
Os meios de socorro são muito importantes. Para tudo começar tens de marcar o número 112 e do outro lado vai-te atender o SIEM que é o conjunto de entidades que cooperam para prestar assistência às vítimas (PSP, GNR, INEM, Bombeiros, Cruz Vermelha Portuguesa, Hospitais e Centros de Saúde).
Se for a urgência for do tipo Médico, depois da tua chamada, a PSP atende e encaminha-te para o CODU (centro de orientação de doentes urgentes), que toma uma decisão:
a) Se não for preciso mandar uma ambulância dizem-te qual é o centro de saúde ou hospital mais perto
ou 
b) É necessária assistência e é activado o INEM ou Bombeiros, sendo enviados socorristas para o local (quando os socorristas chegam ao local fazem a triagem da situação e levam o doente para o hospital).

O INEM trata da parte das urgências do tipo Médico e para socorrer com eficácia dispõe dos meios medicalizados (meios que tem um medico) e dos meios não medicalizados (meios que não tem um medico).








Por exemplo, a VMER (Viatura Médica de Emergência Rápida), apresentada na imagem ao lado, é um exemplo de meio medicalizado.




Para terminar este 1ºpost, convidamos-te a ver o video.
Obrigado pela tua atenção e fica atento ao blogue, pois brevemente aqui encontrarás a segunda parte do nosso trabalho.


Os alunos do grupo 5: Ana Cardoso, Duarte Ribeiro e Sofia Nobre.

Sem comentários:

Enviar um comentário